domingo, 28 de maio de 2006

A mente deve ficar livre

É essencial perder a mente[para libertarla].
-Shao Yung,filósofo chinês de século XI

O mestre de Zen, Takuan, dá a sua interpretação deste princípio no livro Sabeduria Imóvel, no qual recorre aos segredos do Zen para explicar os mistérios da arte da esgrima ao mestre espadachim Yagyu Munenori:
Existe o lema “procurar a mente perdida”, mas também existe o ditado: “É essencial perder [libertar] a mente.”O filósofo confuciano Meng Tzu [Mencius] comenta sobre procurar a mente “perdida”; procurar a mente que se extraviou para recuperá-la. Meng Tzu observa que, quando perdemos nosso cão, o nosso gato ou as nossas galinhas, fazemos o possível para encontrá-los e trazê-los de volta. Ele observa justamente o quanto é ultrajante, então que quando a mente – que é a faculdade mestra do corpo – envereda pelo caminho errado e se perde, não fazemos nehuma tentativa para encontrá-la e trazé-la de volta.
Shao Yung, ao contrário, defende que a mente precisa se perder. Shao Yung declara: “Caso se prenda a mente, como um gato a uma correia, ela perderá a sua liberdade de ir e vir. Use bem a mente, deixando-a livre para ir aonde queira, sem deixá-la presa ou ligada a nada.”Os novatos costumam manter um controle muito rígido sobre si mesmos. Eles desconfiam da idéia de abrir a mente e deixá-la agir livremente.
No entanto, devemos deixar a nossa mente vagar livremente, mesmo que ela busque lugares obscuros. A flor de lótus não se suja com a lama em que brota. Da mesma maneira, uma bola de cristal finamente polida deixada na lama é impermeável a manchas.
Controlar a mente com firmeza afugenta a sua liberdade. Manter a mente assim confinada pode ser um costume de novatos, mas mantê-lo pelo resto da vida nos impede de passar a um nivel superior, tendo como resultado uma vida malresolvida.
Assim, quando estamos em treinamento, inicialmente o ideal é seguir as recomendações de Meng Tzu, mas depois liberar a mente para seguir o caminho traçado por Shao Yung.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito boa a filosofia de yung.
segue plenamente o que é viver... muito massa.