quinta-feira, 15 de novembro de 2007

ENTREVISTA IMAGINÁRIA A GICHIN FUNAKOSHI




ENTREVISTADOR (E):Olá Sensei! Posso fazer algumas perguntas?

FUNAKOSHI GICHIN (FG): Pode sim

E: Depois de quase 50 anos após a sua morte, qual é a sua opinião do desenvolvimento do Karatê Shotokan?

FG: Na verdade , eu não reconheço o Karatê com sobrenome, para mi só é Karatê Japonês.

E: Peço as minhas disculpas, então, de outro modo, cómo o senhor vé a evolução do Karatê?

GF: Vejo com profunda dor que o espiritu mercantilista está dominando o Universo do Karatê atual.

E: Como assim?

GF: Desde que eu faleci, tudo o mundo está querendo capitalizar o Karatê, como um produto de mercado, grupos transnacionais, pequenos grupos etc.

E: Pode ampliar a sua resposta?

GF: Evidentemente. Tudo começou com a ruptura no dia de meu funeral, Takushoku quiz levar todos os méritos, em consequência que meus alunos mais chegados não eram de Takushoku e sim de Waseda, Chuo, Keio e Tokyo.

Meus alunos mais destacados eram na época Yoshitaka, que não por ser o meu filho, possuia um elevado nível técnico, Egami Shigeru, Hironishi Motonobu, Ohshima Tsutomu, Harada Mitsusuke, e alguns outros que agora não lembro.

E: E Nakayama Masatoshi, qual é a importancia dele no conjunto?

GF: A verdade que Nakayama Masatoshi, éle esteve ausente quase 10 anos do Japão,(se re-integrou ao grupo ao fim da Segunda Grande Guerra, recuperando seu status de sempai, mesmo tendo ficado alheio as modificaçòes feitas por Yoshitaka, aliás, Nakayama recebeu grandes influênças do Kung Fu Chinês, que misturadas as técnicas do Kendô que ele praticaba, alterou em grande medida os ensinamentos desenvolvidos pelo grupo ”Shotokai”

E: O senhor orientou a Egami Shigeru a modificar o karatê ensinado por o senhor?

GF: Isso sería como dar um tiro no pé, seria renegar tudo aquilo que eu aprendi de meus mestres, e desenvolvi em forma particular, visando o desenvolvimento interno do praticante, e não o desenvolvimento puramente técnico.

Acredito que o senhor Nakayama é que veio com essas ideias, Yoshitaka não gostava do aspecto competitivo e sim do aspecto Budô, que era o resgate da filosofia dos Samurai, e coluna vertebral do “modus vivendi” do japonês.

E: Mais por qué o Karatê NKK denvolveu mais rápido e ganhou mais adeptos do que o Karatê praticado pelo Shotokai?

GF: Têm que considerar que o homem, está mais ligado as coisas externas , do que as internas. Mais fácil é derrotar um enimigo do que superar e dominar as suas própias fraquezas. Então foi mais por uma questão prática.

Ninguém quer encarar as suas própias limitações, competir e muito mais fácil e não requere grandes esforços, é só se especializar numa técnica que você gosta.

E: E os katas?

GF: Eu treinei, e pratiquei inúmeros katas, recomendados pelos meus mestres (Itosu,Asato), porêm o objetivo da prática dos katas não era uma questão estética nem plástica, senão era mas bem uma meditação em movimento, Zen em movimento, não tinha nehuma espectativa ao realiza-los, somente executá-los sem pensar nisso. Era uma pratica superior. Era você e o universo em harmonia. Só isso. Hoje veio com tristeza que quem faz mais barulho com o karate-gi ou com a respiração têm vantagem. Hoje a prática de katas é mais coreográfica, e sem valor espiritual. É lamentável.

E: Mais quantos katas deveriam ser praticados por um karateka que quiera evoluir em forma global?

GF: Pode ser vários, poucos ou somente um kata. Posso dizer que basta o dominio de uma kata para se iluminar espiritualmente, que é o objetivo da nossa prática.

E: Mais e donde fica o Shiai kumitê?

GF: Shiai é uma palavra que significa disputa, mais, no karatê verdadeiro, não têm disputa, kumitê , significa jogo, onde há um ganhador, no karatê não há disputa, há cooperação, kumiai, união. Shiai é um termo importado do Kendô.

E: Então karatê não é para competir no kata, e não é para competir no shiai. Então para qué é o karatê?

GF: A prática do karatê serve para treinar tanto o seu corpo , sua mente e seu emocional, para lograr um autodominio nesses três campos, somente uma vez que o praticante domine o seu emocional, seu fisico e sua mente é que poderá atingir outros niveis de consciência que o levarão á outros níveis de comprensão que o transformarão num ser humano , mais consciênte , mais socializado, mais amoroso e mais comprensivo. Esta equação é que fará gerar um ser humano superior, cooperativo e solidário, que é necessário para criar um mundo melhor.

E: E que pode dizer do karate do Sr. Egami?

GF: Éle teve tudo o direito praticar um sistema codificado por éle, com ajuda de Aoki Hiroyuki, misturando Shinwa Taido ou Shin'en Taido com influênças de Inoue e Uyeshiba, porêm não pode ser considerado Shotokan. Lamentávelmente , éle influiu demais o Shotokai do Japão, transformando-o em algo completamente alheio ao que eu ensinei. Ao ponto que se transformou em Shintaido, teve outros professores que forom além, criaron o EgamiRyu. Posso afirmar, que isso já ultrapassou os limites. Acredito que hoje só Harada Mitsusuke e Ohshima Tsutomu, praticam um Karatê similar ao que eu ensinei e que desejo que perdure.

E. Muito obrigado

GF: Eu que agradeço.

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