terça-feira, 2 de outubro de 2007

Shissai Shozan escreveu no Tengu-geijutsu-ron

SINTESIS IMPORTANTES TESES DE SHISSAI

1.- A perfeiçào na arte das espadas consiste em dois componentes: a segurança técnica e o entendimento espiritual. Ambos devem formar uma unidade,
e são inalienavelmente independentes.
2.- A compreensào espiritual se manifesta na “naturalidade do coração”. Quem pratica a arte das espadas deve corresponder, espontaneamente, à eventual situação, sem se irritar de modo algum por qualquer sentimento ou intenção. A reação deve seguir-se de imediato, como o espelho reflete uma imagem. E não deve apegar-se à situação.
3.- Essa absoluta franqueza diante a situaçào só é alcançável quando os componentes individuais da constituçào psicofísica (Princípio, fluido e coração) têm condições de se desenvolverem sem restrições. Pode-se exercer influência sobre esse processo por intermédio da prática.
4.- Contudo, a perfeita arte das espadas, alcançada através da segurança téctica e da plenitude espiritual no sentido mencionado, não é um valor em si. É preciso que seja praticada em uníssono com as principais éticas básicas da humanidade, da moral e da lealdade. Só tem valor na medida em que é proveitosa para a sociedade e para o Estado. Por negar esses valores, o budista não pode ser um verdadeiro mestre da arte da espada.* O domínio dessa arte está restrito a quem segue a trilha de Confúcio e, portanto, o caminho do Universo.

* comentário preconceituoso, na época a escola confucionista nutria grande rivalidade em relaçào aos budistas na época em que o texto foi redigido.(século XVII)

Nenhum comentário: